segunda-feira, 23 de maio de 2011

O que é lingerie histórica e onde posso comprá-la?

Desenganem-se aqueles que entraram aqui esperando encontrar informações sobre a roupa interior usada pelos romanos ou pelos revolucionários franceses, e também aqueles que pensaram que o termo "histórica" foi empregado na esperança de emprestar um ar legítimo e escolástico a um blog pornográfico.

A expressão "lingerie histórica" não é, infelizmente, da minha autoria. Há muitos anos, numa viagem pelo Portugal profundo com a minha mãe (professora de História) e alguns dos seus correligionários (professores de História), um culto senhor que me vou abster de nomear comentou que José Hermano Saraiva, que na altura fazia furor com o seu Horizontes da Memória – ou equivalente – era essencialmente um "vendedor de lingerie histórica". Evidentemente, não nomeei o autor desta frase porque o Sr. Saraiva pode conhecê-lo de algum lado e assim ficaria desfeita uma relação possivelmente proveitosa.

Lingerie histórica: as insignificâncias da História que são largamente conhecidas (ou não) e que podem (ou não) ser verdade; o "Foi aqui, precisamente aqui, que [inserir um facto ligeiramente escabroso, impossível de comprovar, que ninguém sabe se realmente aconteceu naquele metro quadrado de terreno]" popularizado por José Hermano Saraiva; factos chocantes sobre personagens históricas, comprovados ou não.

No decurso de uma fiável sondagem de opinião (realizada ao longo de vários anos, em conversas casuais com gente que fui conhecendo/encontrando fortuitamente, quando estas me perguntavam o que queria estudar/andava a estudar/estudei e eu respondia com a ignóbil palavra História), a crença geral é que a História é aborrecida e não serve para grande coisa. Claro que toda a gente pensa que a História é aborrecida. Os programas escolares não têm espaço para a lingerie! Como é que os estudantes se vão interessar pela matéria se não há em nenhuma parte uma menção a escândalos sexuais? Se não se encontra em nenhum manual escolar um belo assassinato? Eu ainda sou do tempo em que se especulava que o faraó Tutankhamon teria sido vítima de homicídio! Entretanto, já vieram dizer que a sua morte nada teve de misterioso. Que desilusão.

Pois bem. Eu não sirvo para vendedora. Aqui a lingerie histórica é grátis!

2 comentários:

  1. A autora deste blog, pretensamente escandaloso, mas divertido e útil, tem uma vasta cultura histórica e um discurso fluente e agradável.
    Parabéns!
    Continua a divulgar la petite histoire que faz as delícias de novos e velhos leitores e, também, de historiadores pouco ou nada carrancudos!

    ResponderEliminar
  2. Olá! :)

    Concordo absolutamente com a opinião deixada pelo "Anónimo".

    Vou passar a acompanhar este teu cantinho. ;)

    Beijinhos!***
    Ana

    ResponderEliminar