segunda-feira, 27 de junho de 2011

Santuários nazis e o mercado imobiliário

No outro dia li no jornal que tinha sido posta à venda a "casa" onde a família Goebbels viveu entre 1936 e 1943. O artigo era ambíguo – como tendem a ser, hoje em dia, os artigos do Diário de Notícias, que decidiu dar emprego a vários "jornalistas" que não sabem sequer escrever – e, naturalmente, estranhei que a casa de Goebbels tivesse sido deixada em pé após o final da guerra. Afinal, a febre demolidora de edifícios conotados com o passado nazi da Alemanha é sobejamente conhecida.

Uma pequena amostra da propriedade que pode ser vossa
por uma módica quantia.
Fui então investigar e descobri com grande facilidade (abençoado Google) que a propriedade que se encontra à venda não inclui a casa de Goebbels – que foi, como seria de esperar, arrasada –, mas tem outros atractivos: uma área de 6440 metros quadrados na exclusiva ilha de Schwanenwerder, Berlim, uma praia de 83 metros e muitas arvorezinhas. Não foi fixada uma licitação mínima, por isso, se estiverem interessados, podem fazer ofertas ao município de Berlim até 22 de Agosto. Se estiverem preocupados com a falta de alojamento (presumo que não queiram passar o Inverno alemão numa tenda), fiquem a saber que a bonita casa de Goebbels cedeu o lugar a um modesto e funcional bungalow de tijolo, erigido nos anos 50.

Mas o bunker ria-se na cara das autoridades soviéticas
e dos seus explosivos.
Já que andamos de volta do assunto do mercado imobiliário, falemos da demolição da última morada de Goebbels, o Führerbunker. Durante muito tempo, a sua localização foi ocultada, pois as autoridades receavam que se tornasse local de peregrinação nazi. O próprio conceito de “peregrinação nazi” é problemático pelas suas conotações religiosas, mas adiante. A verdade é que, após um saque bastante completo logo em 1945, as autoridades soviéticas decidiram demolir o bunker em 1947. Tentaram uma vez. Depois voltaram a tentar (1959). E ainda mais outra vez (1988 – 89).

Os prédios feiosos e o nada glamoroso
parque de estacionamento.
Aparentemente, o bunker tinha sido construído para durar, pois recusava-se a morrer. O problema é que este complexo subterrâneo se encontrava numa parte bastante central da cidade, muito apetecível para os patos-bravos. Durante os trabalhos de construção de edifícios bastante feiosos em finais da década de 80/início da década de 90 destruiu-se o que se pôde do bunker de Hitler e encheu-se de entulho o que ficou. Por cima fez-se um parque de estacionamento. Talvez fosse este o fim adequado para o último bastião do III Reich.

Em 2006 as autoridades cederam e inauguraram uma placa marcando o local do Führerbunker, e os locais provavelmente suspiraram de alívio, fartos como estavam das perguntas dos turistas sobre a localização do complexo.

Sem comentários:

Enviar um comentário